sexta-feira, 26 de maio de 2017

História Antiga Parte 1

Resultado de imagem para old historyO que é a História Antiga? Porque devemos estudar e buscar novas informações para compreender a história Antiga? Como ela se desenvolveu? 


Se você possui as duvidas acima, então este post, servira para que você possa compreender e entender o verdadeiro significado que abordam este assunto. 


Introdução A História Antiga


Primeiramente, antes de tudo, devemos ter ciência de que estamos falando de povos muito antigos, entretanto eles não estão tão longe assim como você deve estar pensando. Afinal eles inventaram a escrita e o alfabeto, mas não foi o mesmo povo.
Os principais povos que estão ligados a história antiga estão relacionados a maneira diferente, nós temos portanto a História Antiga Ocidental, ou clássica, e a Oriental. Porque isto ocorre? Isto ocorre porque essa divisão é sobretudo feita e construída em critérios culturais pelas ideias eurocêntricas. No oriente localizam-se os Persas, Egípcios, Hebreus, Fenícios e outros povos mesopotâmios, esta divisão é feita a partir de um critério cultural, eles tiveram contato com o continente Europeu, mas não influenciaram ou foram influenciadores para os povos deste continente. Já a Antiguidade Ocidental, nós vemos Grécia e Roma, dois povos que se desenvolveram na Europa e são fundamentais para as bases sociais, politicas e culturas da Europa, ou seja o Clássico contribui para o Futuro da civilização Europeia.


Resultado de imagem para mesopotamia arteEGITO E A MESOPOTÂMIA

Os principais conceitos ligados a estes povos é o conceito de produção asiático, porém este conceito está caindo ao desuso visto que ignora outras formas de organização da sociedade. O Egito teve seu desenvolvimento ao longo do Rio Nilo, é dividido por Antigo Império, esta é a época da criação das piramides, o Médio Império, e o Novo Império quando os Egípcios são dominados pelos Persas e só se recupera após o século dezenove quando ele já se torna independente em relação ao domínio que estava presente da Inglaterra, da Grã Bretanha. Do ponto de vista cultural, é de grande e imensa importância destacar que os Faraós eram as representações dos Deuses Egípcios e portanto reinavam sobre os aspectos econômicos e sociais. O Território da Mesopotâmia hoje atual Iraque, foi ocupada por diversos povos que contribuirão para a sociedade atual, por exemplo sumérios inventarão a escrita, babilônicos criaram o código de Hamurábi.


Imagem relacionada

Persas


A Pérsia corresponde ao território que hoje corresponde ao Irã, do ponto de visto econômico a principal predominância é o comercio, do ponto de vista politico-econômicos e culturais é marcado pela unificação dos povos por um processo de expansão territorial a partir do Rei Dario.


Resultado de imagem para fenicios

Fenícios


Correspondem ao território que hoje corresponde ao Líbano, do ponto de vista politico se caracteriza por cidades e estados, ou seja havia uma descentralização politica, a economia também era comercial.


Resultado de imagem para hebreus

Hebreus


Os Hebreus são divididos em varias eras, a patriarca é quando Abrão viaja a terra prometida, a era dos juízes onde esta presente sansão, e a era dos reis que é o período dos êxodos conhecido como período de moisés na bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário